Escolha como quer aprender:

Veja como se preparar para fazer suas compras no Atacadão e o que não pode faltar na lista durante a quarentena.

Todos nós precisamos praticar o distanciamento social para ajudar no combate ao coronavírus, mas também precisamos comer e fazer as compras de supermercado. Por isso, o ideal é tornar as visitas ao supermercado o mais curtas e objetivas possível.

Neste material, vamos te dar dicas para montar uma lista de supermercado completa e assertiva para a sua quarentena, sem faltas e nem exageros.

Verifique o que já tem em casa

Pode parecer óbvio, mas antes de iniciar sua lista de compras, é muito importante analisar o que já tem em sua despensa ou armário.

Verifique quais são os alimentos que ainda podem ser utilizados no próximo mês, confira suas validades e quantidades. Pode ser uma boa ideia escrever em um caderno, ou criar uma planilha, para consultar depois.

Organize o congelador

Você costuma utilizar o congelador para preservar carnes, vegetais e outros alimentos? Então, também é uma boa ideia verificar o que está armazenado lá e priorizar o consumo do que já está no congelador há muito tempo.

Descongele o que utilizar de imediato e organize o congelador para que fique mais fácil armazenar suas próximas compras.

Planeje as refeições

Planejar as suas refeições é uma forma eficiente de aproveitar melhor os alimentos que tem em casa, comer de forma mais saudável e fazer compras assertivas.

Mesmo que não consiga montar um cardápio completo para o mês, só de pensar em algumas refeições já será muito mais fácil definir o que precisa comprar.

Neste momento de planejamento, não se esqueça também de considerar alguns quitutes que você pode querer fazer na quarentena, como bolos, salgados e outros pratos mais elaborados. Defina o que pretende fazer e inclua os ingredientes na lista.

Não estoque

É muito importante não estocar produtos sem necessidade. Quando você compra mais do que pode consumir, além de favorecer o desperdício, pode estar deixando outras pessoas desabastecidas.

Por isso, faça uma lista com produtos suficiente para, no máximo, o próximo mês. Assim, as pessoas que fizerem suas compras depois de você ainda vão encontrar todos os produtos que precisam (e você não vai ter que jogar um monte de produtos no lixo).

Consulte uma lista pronta

Sabendo o que você já tem em casa e planejando suas próximas refeições, ficará muito mais fácil montar uma lista de compras com produtos e quantidades ideais para você e sua família se alimentarem bem, sem exageros.

Mas se ainda estiver inseguro, ou com a impressão de que está esquecendo algum item, também vale a pena consultar uma lista pronta na internet.

Lembre-se que elas são listas gerais, que servem para conferir se você não está se esquecendo de nada importante e que devem ser adaptadas para suas próprias necessidades e gostos.

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo