Escolha como quer aprender:

Já foi o tempo em que os brasileiros que gostam de uma boa cervejinha tinham apenas 4 ou 5 opções para escolher.

Estima-se que existam mais de 150 estilos de cervejas com ingredientes, aspectos e sabores para todos os paladares e harmonizações. E você pode encontrar vários deles nas lojas do Atacadão!

Mas antes de fazer suas compras, que tal conhecer um pouco melhor sobre as cervejas para acertar na escolha?

Na sequência, vamos te apresentar os diferentes tipos de cervejas especiais e te explicar como aproveitar o melhor de cada uma fazendo as melhores combinações!

O que diferencia uma cerveja da outra?

Basicamente, uma cerveja é composta por água, cereais maltados ou naturais, levedura e o lúpulo.

Mas, dentro dessa receita “básica” muita coisa pode mudar dependendo do tipo de ingrediente utilizado, do processo de fermentação e também da criatividade do mestre cervejeiro.

Para identificar cada tipo de bebida, as cervejas são divididas em escolas, famílias e estilos.

As escolas representam as regiões onde os estilos de cerveja foram criados. Atualmente, existe a escola inglesa, a belga, a alemã e a americana.

As famílias são categorias que abrangem diferentes estilos de cervejas, e elas se diferenciam, principalmente pelo alto ou baixo teor de fermentação.

E dentro de cada família existem dezenas de estilos de cervejas especiais com características ainda mais específicas.

Para ficar mais claro, vamos ver alguns exemplos de famílias e estilos de cervejas e explicar as diferenças entre cada um.

Família Ale

A família Ale é composta por cervejas de alta fermentação. Isso significa que elas são feitas com um tipo de levedura que gosta de temperaturas elevadas e ficam no topo do tanque de fermentação.

Essa característica torna as cervejas Ale mais encorpadas e com sabores e aromas mais marcantes.

Dentro da família Ale, encontramos estilos diferentes de cervejas especiais, sendo os mais conhecidos:

Weiss ou Weizenbier

Cervejas de trigo, com tonalidade clara e sabor suave.

Seu sabor sutil torna as cervejas e chopps Weiss interessantes para quem gosta de uma bebida mais discreta para acompanhar diferentes tipos de petiscos e refeições, como sushis, risotos e frango.

As marcas Patagonia, Nauta e Eisenbahn têm opções de cervejas Weiss.

Stout

Cerveja escura, de escola inglesa e com sabor intenso que lembra café torrado.

Podem ser mais adocicadas ou secas, a depender do rótulo escolhido. Mas, de forma geral, as cervejas Stout são boas pedidas para acompanhar sobremesas feitas com chocolate ao leite ou meio amargo.

Uma das opções mais populares é a Caracu. Fabricada no Brasil desde 1899, ela leva malte torrado e tem notas adocicadas.

IPA

As India Pale Ale, ou IPAs, são cervejas com sabores cítricos, florais e herbais e que normalmente têm um teor alcoólico maior do que outras variedades.

Elas harmonizam muito bem com sabores fortes e apimentados, como gorgonzola, guacamole e hamburguer.

A Baden Baden, por exemplo, tem uma opção de cerveja com classificação American IPA, que tem maior intensidade de sabor e aroma do que a tradicional – que foi concebida pelos ingleses.

Família Lager

As cervejas Lager são de baixa fermentação. Nelas, o processo é feito em temperaturas menores e as leveduras ficam no fundo do tanque de decantação.

Isso faz com que as leveduras não agreguem muitos sabores e aromas para a cerveja. E, como resultado, a bebida fica com aspecto que lembra mais os ingredientes principais, como o malte e o lúpulo.

Pilsen

Bastante populares entre os brasileiros, as cervejas Pilsen são douradas, brilhantes, translúcidas e levemente amargas.

São cervejas que combinam bastante com pratos que também têm sabores brandos, como peixes e frutos do mar.

Se você está pensando em harmonizar uma Pilsen com uma noite de petiscos, a boa notícia é que ela também se dá bem com salgadinhos fritos, amendoins e queijos suaves.

As grandes cervejarias têm cervejas Pilsen como carro chefe. É o caso, por exemplo, da Antarctica e Bohemia.

Quer fugir dos rótulos tradicionais? Então, vale a pena experimentar a Saint ou a Bruder.

American Lager

As cervejas American Lager são caracterizadas pelo aspecto límpido e claro, e também pelo seu sabor suave e refrescante.

São bastante confundidas com as Pilsen, mas elas não costumam ser produzidas com puro malte de cevada, têm uma cor mais clara e um sabor neutro, que pode remeter a um leve dulçor.

American Lager são bem populares no mercado e fáceis de harmonizar. Funcionam bem com refeições tradicionais, como pizza, massas e boa parte das carnes.

A Budweiser é uma típica American Lager, e você pode encontrá-la facilmente nas lojas

Agora você já sabe o suficiente sobre cervejas para fazer um happy hour de respeito ou um jantar especial com harmonizações incríveis!

Na hora de abastecer a geladeira, lembre-se que o Atacadão tem uma grande variedade de cervejas nacionais e importadas de diferentes estilos que vão deixar qualquer cervejeiro feliz!

Passe em uma das lojas do Atacadão e conheça nossa seleção especial de cervejas!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo