6 dicas de uso consciente do cartão de crédito
Escolha como quer aprender:

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado na hora de fazer compras, mas é preciso tomar alguns cuidados para usá-lo de forma responsável. Veja quais são eles!

cartão de crédito é uma ótima ferramenta de pagamento. Com ele é possível fazer compras à vista e a prazo com praticidade e rapidez.

Mas, se não for bem administrado, essa facilidade de comprar agora e pagar depois pode te levar a gastar mais do que deveria, e gerar um grave descontrole financeiro.

Para que isso não aconteça, o segredo é usar o cartão de crédito de forma consciente.

Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo, porque vamos te dar algumas dicas para fazer do cartão de crédito um parceiro, e não um vilão!

Monitore seus gastos

Outro hábito para usar seu cartão de crédito de forma consciente é monitorar os seus gastos.

Com o Cartão Atacadão, por exemplo, é possível ver todos os detalhes das suas faturas – incluindo data, local e valor da compra – pelo site (acessando pelo botão "Entrar"), aplicativo e também nos terminais de autosserviço das lojas Atacadão participantes.

Dessa forma, você pode estar sempre por dentro dos gastos que já fez e planejar melhor suas compras futuras.

se aparecer alguma compra que você não reconhece, entre em contato com a empresa e, se for o caso, conteste a cobrança.

Registre os parcelamentos

Quando você quer adquirir bens mais caros e não tem o valor total da compra, parcelar no cartão de crédito é uma verdadeira mão na roda.

Porém, antes de aceitá-la é necessário avaliar se essa opção cabe no bolso e não vai prejudicar seu orçamento nos próximos meses.

Além disso, é bem comum se esquecer que existe uma conta parcelada e acabar gastando mais do que deveria no mês seguinte.

Por isso, tome o cuidado de registrar todos os seus parcelamentos para não esquecer que você vai pagar por aquela compra durante alguns meses.

Utilize a melhor data de compra

Quando você precisa de mais tempo para se organizar e pagar seus gastos, uma boa dica é comprar na melhor data.

Se você tem o cartão Atacadão, pode conferir o melhor momento para utilizá-lo também no aplicativo ou no site.

Normalmente, a melhor data de compra é alguns dias antes do vencimento do seu cartão de crédito. Comprar no melhor dia significa que sua fatura já “fechou” e os próximos gastos serão incluídos somente na próxima conta.

Dessa forma, você ganha um prazo maior para fazer o pagamento!

Não empreste seu cartão de crédito

Fazer a “gentileza” de emprestar seu cartão de crédito pode sair caro! Ao fazer isso, você também empresta seu nome e sua reputação no mercado de crédito.

Isso significa que, caso a pessoa que tomou o cartão emprestado não faça o pagamento, você será responsável pela compra. E se não arcar com a dívida alheia, pode até ficar com o nome negativado!

Evite atrasos

Para evitar o pagamento de juros, é muito importante pagar sua fatura sempre em dia e, de preferência, fazer o pagamento do valor total.

Se a data de vencimento da fatura não for conveniente, você pode mudá-la ou mesmo parcelar o pagamento, caso não disponha do valor integral.

E vale lembrar: em tempos de coronavírus, priorize sempre os pagamentos digitais! Use a internet para acessar a fatura e pague através do aplicativo do seu banco ou Internet Banking.

Perdi o controle do cartão de crédito, e agora?

Se só agora você percebeu como usar o cartão de crédito de forma consciente, talvez já esteja enrolado com seus pagamentos e até já tenha dívidas para quitar. Felizmente, nesse caso, também existem algumas alternativas:

  • Verifique qual o valor da sua dívida e negocie: avalie a possibilidade de conseguir um desconto para quitar o débito à vista ou de parcelar o que deve.
  • Planeje seus gastos: descobrindo qual a melhor forma de eliminar as dívidas do cartão (seja à vista ou a prazo), inclua esses pagamentos no seu orçamento.
  • Busque uma renda extra: se for possível, utilize valores como férias, 13º salário e bonificações para quitar a dívida. Você também pode buscar uma atividade que complemente sua renda ou até solicitar um empréstimo - se a taxa de juros for menor do que a do cartão.

Viu? Usando de forma responsável, o cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento incrível e que vai facilitar suas compras e te ajudar a realizar sonhos!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo