Confira como reduzir despesas em seu negócio
Escolha como quer aprender:

Por conta do isolamento social e da insegurança com o cenário socioeconômico do país, muitos empreendedores viram uma diminuição significativa em suas vendas.

Nessa situação, fazer uma boa gestão das finanças e enxugar as despesas do negócio é indispensável para garantir a sobrevivência da empresa durante e depois da crise.

A seguir, pontuamos algumas dicas para reduzir as contas empresariais e criar uma operação mais sustentável financeiramente.

Verifique quais contas podem ser eliminadas

Uma boa forma de começar a diminuir o volume de gastos do seu negócio é levantar todas as contas – fixas e variáveis – e verificar quais delas podem ser eliminadas ou reduzidas.

Neste momento, o ideal é priorizar as despesas essenciais, aquelas que são realmente fundamentais para que a sua empresa continue operando.

Pague apenas o necessário

governo implementou uma série de medidas para auxiliar as empresas durante a pandemia. Entre elas está a prorrogação dos pagamentos do Simples Nacional e de tributos como a contribuição patronal ao INSS e ao FGTS.

Se o caixa estiver apertado, é uma boa ideia aproveitar a oportunidade para não gastar com esses impostos e focar nas contas que são essenciais para manter o funcionamento do negócio.

Negocie com fornecedores e parceiros

Diminuir o valor de compra é uma das formas mais eficientes de reduzir os custos e oferecer preços mais atraentes para os seus consumidores.

Por isso, tentar negociar novos valores e condições de pagamento com seus fornecedores e parceiros é muito importante.

Na negociação, tente despertar a empatia e deixar claro que se estiverem batalhando juntos, terão muito mais chances de superar a crise do que sozinhos.

Pesquise antes de gastar

Em uma situação em que é preciso “trancar” o caixa, os gastos precisam ser muito bem pensados. Por isso, vale a pena rever a forma como você compra.

Antes de comprar insumos, equipamentos e outros itens importantes para a sua operação, faça uma pesquisa e verifique se existe a possibilidade de pagar mais barato. Em uma crise, cada centavo economizado importa!

Troque investimentos caros por outros mais baratos

Também é possível reduzir os custos investindo no seu negócio. Basta trocar os investimentos caros por outros mais econômicos.

Imprimir panfletos e contratar uma pessoa para distribuí-los na vizinhança, além de ser algo custoso, é uma estratégia pouco eficiente em um cenário de isolamento social. Mas você pode continuar divulgando seu negócio nas redes sociais – uma forma muito mais apropriada agora.

Através de canais como o Facebook e o Instagram é possível direcionar suas publicações para um público específico, segmentando seus interesses, idade e até localização.

Ajuste a jornada das equipes

O movimento caiu e a folha de pagamento está pesando no bolso? Em último caso, é possível propor um ajuste na jornada de trabalho dos seus colaboradores.

Diminuir o tempo de trabalho dos profissionais e reorganizar os turnos de acordo com os horários de maior movimento pode ser uma opção para cortar os custos durante a pandemia.

Não são decisões fáceis de tomar, mas com um bom planejamento, resiliência e empatia vamos superar essa fase e passar pela crise de portas abertas!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo