Conta Gov.br: como aumentar o nível da sua para prata e ouro?

Escolha como quer aprender:

A conta Gov.br é a sua identificação digital para acessar serviços públicos como o programa Desenrola Brasil. Confira como criar a sua.

Foto de uma tela de computador com o navegador aberto no site gov.br e uma lupa de aumento sobre o texto

Sabe aquela ideia que foi pensada para simplificar a vida dos cidadãos a fim de tornar mais fácil e conveniente o acesso aos serviços públicos? Pois bem, assim é o Gov.br, uma plataforma digital do governo criada para oferecer aos brasileiros (ou estrangeiros com CPF) um acesso simplificado a diversos serviços públicos on-line, como consulta de informações sobre o Imposto de Renda, solicitação de benefícios previdenciários, emissão de documentos, consulta de notas fiscais e até mesmo inscrição para o programa de negociação de dívidas Desenrola Brasil.

Além de reduzir as burocracias e os trâmites presenciais, a conta Gov.br apresenta níveis diferentes de segurança: bronze, prata e ouro.

Confira como criar uma conta Gov.br, seus níveis de segurança e como fazer para aumentá-los.

Como criar uma conta?

Para começar, a conta é gratuita, segura e qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode ter uma. Para criar sua conta, basta baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passos, começando pelo “criar conta”. Com o cadastro, já é possível ter acesso a diversos serviços digitais do governos, como INSS, carteira de trabalho e seguro desemprego.

Como já falamos, a conta Gov.br é a sua identificação digital. Por isso, quanto mais informações a plataforma vincular a você, maior é a garantia de que ninguém vai tentar usar sua conta. E é aqui que entram os níveis de segurança, que podem ser bronze, prata e ouro.

Níveis de segurança da conta Gov.br

Assim que você entrar na sua conta, já conseguirá enxergar o nível de segurança dela. O nível ouro é o que tem a maior segurança, seguido do prata e do bronze. Quanto maior, mais serviços você consegue acessar e mais movimentações digitais consegue fazer. 

A conta Gov.br usa algumas informações para validar sua identidade. A conta bancária, por exemplo, é uma delas. Depois de aceitar os termos, você pode indicar um banco e inserir informações da sua conta. O mesmo vale para outros dados, como data de nascimento. O seu nível de segurança, então, está vinculado à forma como sua conta foi criada e validada. Informações que apresentam “mais confiabilidade” vão somando pontos e reforçam a segurança. Resumindo, se você usar a conta bancária para provar sua identidade, sua conta já inicia com um nível de segurança maior do que quem usou dados simples de identificação, por exemplo.

Outras formas de elevar o nível da sua conta para ouro são: realizar reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE), validar Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, validar dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Quer saber como aumentar o seu nível? Confira e compare os 3 níveis da conta Gov.br aqui.

Agora que você já sabe, aproveite a oportunidade para abrir logo a sua conta e cadastrar as informações para aumentar o seu nível de segurança. E se você deseja ter acesso ao Portal do Desenrola, é importante saber que vai precisar ser nível ouro ou prata. 
​​​​​​

Fontes: Gov.br - disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/saiba-mais-sobre-os-niveis-da-conta-govbr

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo