O que é Taxa Selic e como ela afeta suas compras
Escolha como quer aprender:

A Taxa Selic é uma das principais formas de controle da economia brasileira. Conheça mais detalhes sobre como ela impacta o seu dia a dia.

O que é Taxa Selic e como ela afeta suas compras

Você pode até não perceber, mas a Taxa Selic está presente no seu dia a dia. Conhecida como taxa básica de juros, ela influencia vários indicadores da economia e impacta diretamente na vida dos brasileiros. 

Em outras palavras, ela pode ser responsável por te fazer gastar mais ou menos dinheiro! 

Ficou curioso? Então, continue a leitura para conhecer mais detalhes sobre a Taxa Selic, como ela é calculada e qual seu impacto.
 

O que é a Taxa Selic

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é uma taxa criada em 1979 pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) em conjunto com o Banco Central do Brasil para controlar a inflação e ajudar a regular a economia brasileira. 

Hoje, a Selic é a principal taxa de juros da economia brasileira porque norteia os demais juros do país, como os de empréstimos, financiamentos e também os do cartão de crédito, que incidem quando você atrasa o pagamento da fatura, por exemplo.

Seguindo seu objetivo inicial, o valor da Taxa Selic flutua para mais ou para menos de acordo com o cenário econômico do país. Veja o  que costuma acontecer: 

  • Em momentos em que a inflação é alta, a Selic sobe como forma de aumentar os juros e desacelerar o consumo. 
  • Quando a inflação está baixa e é necessário incentivar as compras, a Selic é reduzida.
     

Como a Selic é definida?

O órgão responsável por definir o valor da Taxa Selic é o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Os membros desse comitê se reúnem a cada 45 dias para definir a projeção da Selic para o próximo ciclo, determinando se ela aumenta, diminui ou se continua estável.

Por exemplo, em fevereiro de 2022 a taxa Selic ficou em 10,75% ao ano e 45 dias antes ela marcava 9,25%, ou seja, houve um aumento de 1,5%. A expectativa para a próxima medição é que ela atinja a casa dos 12%.
 

Qual o impacto da Selic em suas compras?

Como já vimos, a Taxa Selic impacta diretamente a economia do Brasil e é um dos indicadores que ajudam a controlar a inflação. Agora, confira alguns exemplos práticos da Selic no cenário econômico do Brasil: 

Quando o valor da Taxa Selic aumenta: 

  • Há uma desaceleração da economia, o que força a queda da inflação. 
  • Investimentos, como o Tesouro Direito e a poupança, tendem a render mais. 

Quando o valor da Taxa Selic diminui: 

  • O crédito fica mais barato, portanto há maior interesse em produtos como financiamento de imóveis, veículos e empréstimos, o que acelera a economia.
  • Com o consumo em alta e crédito mais barato, as empresas podem apostar na contratação de funcionários, o que gera mais empregos.
     

A Taxa Selic em 2022

Os últimos registros apontam tendência de alta da taxa Selic em 2022. Esse crescimento vem acontecendo há um ano, quando o indicador passou de 2% para 2,75% em março de 2021. De lá para cá as taxas foram: 3,5% em maio, 4,25% em junho, 5,25% em agosto e 9,25% em dezembro.

A última reunião do Copom determinou o percentual de 10,75% e a projeção da Selic é continuar subindo, visto que ainda há necessidade de controle da inflação.
 

Agora que você já aprendeu sobre o que é a Taxa Selic, te convidamos a continuar navegando em nosso blog para conhecer mais dicas de finanças e empreendedorismo, além de informações sobre o Cartão Atacadão.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo