Como cancelar ou contestar compras no Cartão Atacadão?

Escolha como quer aprender:

Veja o que fazer se você precisa cancelar ou não reconhece uma compra que apareceu na sua fatura do Cartão Atacadão.

Como cancelar ou contestar compras no Cartão Atacadão?

Quem tem cartão de crédito sabe o quanto é importante ficar de olho na fatura para acompanhar os gastos e garantir que todas as entradas estão corretas. Mas e se não estiverem? 

Se você encontrar alguma compra que não fez na sua fatura do Cartão Atacadão ou precisa cancelar um pedido já processado, pode contar com a gente! O Cartão Atacadão tem uma equipe de especialistas para lidar com isso. 

Veja agora como cancelar uma compra que você não fez.

 

Como cancelar uma compra no cartão de crédito que você não reconhece

Tem uma compra na fatura do seu Cartão Atacadão que você não fez? Não precisa se desesperar! 

O primeiro passo é verificar se o cartão está com você. Se ele foi perdido, roubado ou furtado, entre imediatamente em contato para solicitar o bloqueio do seu cartão.

Além disso, também é importante atentar aos seguintes pontos:

  • Verifique o dia da compra não reconhecida e tente lembrar o que fez naquela ocasião;
  • Confirme se não cadastrou seu Cartão Atacadão em um serviço de assinatura de filmes, música ou aplicativos;
  • Repare se foi uma compra online ou com chip/senha.
  • Lembre-se que o prazo para contestar uma transação é de 90 dias a partir da data da compra.

Se mesmo assim você não reconhece a compra, fale com a gente através da central de relacionamento nos números 4004 8899 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 8472 (para demais localidades).

Mas olha só, se a compra foi realizada com chip e uso de senha, ela infelizmente não poderá ser contestada. Nesse caso, verifique se o cartão foi utilizado por algum familiar ou pessoas próximas que tenham acesso ao seu cartão e sua senha.

Caso a compra presencial tenha sido feita porque você foi vítima de criminosos e obrigado a usar o cartão, registre um boletim de ocorrência, esse documento é necessário para prosseguir com a análise da equipe responsável. 

Se você possui o serviço Seguraço Premiado, entre em contato diretamente com a Seguradora nos telefones: 3003 5499 Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 727 9373 demais localidades. 

 

Contestar compras no Ifood, Google ou Apple

Quando a compra não reconhecida é feita no Ifood, Google ou Apple, antes de entrar em contato, confirme se não foi algum familiar que tenha utilizado os dados do cartão para fazer a compra.

Se não for o caso, essas empresas já contam com um atendimento exclusivo para essas situações, confira abaixo:

Google: acesse o link https://support.google.com/googleplay ou ligue no telefone 0800 724 8149.

Apple: acesse o link https://support.apple.com/pt-br/HT204084 ou ligue no telefone 0800 761 0867.

Ifood: envie um email para suporte@ifood.com.br ou ligue no telefone (11) 4003 0706.

 

Reconhece a compra, porém está com problemas:

Essa situação se chama desacordo comercial e, nestes casos, o que você deve fazer é: 

  • Entrar em contato com o estabelecimento, formalizar o pedido de cancelamento e pedir a devolução do valor que foi pago;
  • A loja deve contatar a administradora e solicitar o estorno no cartão de crédito;
  • O prazo é de até duas faturas para que o valor seja devolvido como crédito na sua fatura e você pode acompanhar a inclusão do crédito pelo App do Cartão Atacadão (disponível para Android e IOS) ou via site.

Nessa situação, o valor entra como crédito na sua fatura, abatendo o que foi pago anteriormente. Ou seja, se você fez uma compra de R$ 100 que foi cancelada e o valor total da sua fatura é de R$ 500, quando o valor for estornado, os R$ 100 serão debitados do total, e sua fatura será reduzida para R$ 400. 

Sendo assim, mesmo que você já tenha pago a compra porque ela foi incluída na sua fatura, esse valor será debitado nos próximos meses.  

O estorno de compras parceladas segue uma lógica parecida. As prestações serão computadas na sua fatura normalmente, mas você receberá um crédito no valor total da compra. 

É importante destacar que o responsável pela solicitação do estorno é sempre o estabelecimento no qual você fez a compra. Da mesma forma que outras operadoras de crédito, somos um meio de pagamento, não tendo autonomia para estornar nenhum valor de forma espontânea.

 

E se o estabelecimento não ajudar?

Se você já acionou a loja e não obteve retorno, você deve: 

  • Guardar todas as evidências da sua reclamação, como protocolos de atendimento, e-mail, fotos, ou a própria confirmação de cancelamento, por exemplo.
  • Reúna também provas e documentos que atestem essa situação informada, como fotos dos produtos em mau estado; comprovante de atraso na entrega; descrição do produto diferente do que foi entregue; valor divergente ao da oferta.
  • Caso tenha feito a compra em um marketplace ou plataforma/aplicativo que intermedia a comunicação entre lojistas e consumidores, você pode abrir uma contestação para o cancelamento da compra diretamente com a ferramenta utilizada para comprar.
  • Depois de juntar todos os documentos, entre em contato conosco através da central de relacionamento para explicar o caso e enviar os comprovantes. A partir disso, será iniciado o processo de contestação, desde que o pedido seja justificado.

Mas fique atento: abrir um pedido de contestação não significa, necessariamente, que o valor será estornado porque essa decisão não é do Cartão Atacadão. Na verdade, ela será baseada em uma série de políticas e regras do mercado que todas as operadoras precisam atender. 

Você receberá um crédito em confiança até o término da análise, caso a solicitação seja improcedente, a transação será repostada na sua fatura com juros e encargos referente ao período de análise.

Outro ponto importante é que só podemos intermediar a situação caso o pedido de contestação tenha acontecido em até 90 dias a partir da data que a transação foi realizada.

Agora você já sabe quais são os passos se precisar cancelar uma compra com o  Cartão Atacadão. Lembre-se de manter a calma e entrar em contato com a gente. 

Ah, também vale dizer que o Cartão Atacadão nunca pede sua senha, código de segurança e nem faz a retirada do cartão via motoboy. Se você estiver em dúvida sobre algum procedimento, entre em contato com nossos canais oficiais. 

Peça o seu Cartão Atacadão pelo site ou nas lojas e aproveite os benefícios que preparamos especialmente para você! E continue navegando em nosso blog para conferir mais dicas financeiras e se informar sobre o Cartão Atacadão.

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