Entenda como funciona o Golpe do Falso Motoboy e descubra como evitá-lo.

Escolha como quer aprender:

As fraudes envolvendo cartões de crédito estão crescendo cada vez mais e, para não correr o risco de ser uma vítima, é muito importante que você entenda como os fraudadores atuam. Por isso, neste artigo, você descobre o que é o Golpe do Falso Motoboy e aprende dicas para se prevenir.

Um motoboy usando um capacete preto, máscara azul, luvas pretas e uma blusa laranja segura para a câmera uma sacola de papel. Ao fundo está sua moto, com uma mochila de entregas laranja, em frente a uma casa de parede marrom e uma porta branca.

Como funciona?

O fraudador entra em contato com você através de um telefone (que não é o oficial do Banco Carrefour) e irá se passar por um funcionário, dizendo que precisa confirmar uma transação suspeita em seu cartão de crédito. 

Ao desconhecer a compra, o falso atendente avisa que o cartão foi bloqueado por medida de segurança e que o banco já emitiu um novo. 

O fraudador pede para você digitar sua senha e transfere para uma falsa central telefônica, que vai capturar a senha digitada. Além disso, ele também solicita que você quebre o seu cartão no meio, mas sem danificar o chip.

Logo, ele oferece um serviço exclusivo para a retirada do cartão, via motoboy.

Ao final, o falso funcionário vai até sua casa fingindo ser um motoboy do banco e retira o cartão para utilizá-lo em compras fraudulentas.

Confira as recomendações para evitar cair no golpe:

  • As instituições bancárias nunca recolhem cartões de crédito, nem mesmo aqueles que estão vencidos ou inutilizados. Por isso, jamais entregue o seu.
  • Não forneça e nem digite no teclado do telefone a senha ou os dados do seu cartão, atendentes de bancos não solicitam essas informações em ligações. 
  • Se você deixar de utilizar ou cancelar um cartão, sempre corte o chip, assim você impede que fraudadores consigam usá-lo.

Atente-se

  • Na maioria dos casos, o estelionatário pede para o cliente ligar no telefone que está no verso do cartão, dando mais credibilidade ao golpe.
  • Eles sempre ligam para um telefone fixo, pois assim conseguem "segurar" a ligação. E, na verdade, o cliente estará falando numa falsa central de atendimento.
  • Lembre-se: o Atacadão não realiza a retirada do cartão em sua residência ou solicita a sua senha. 

Cai no golpe: e agora? 

Acesse o aplicativo do Cartão Atacadão e verifique se existem compras não reconhecidas e, mesmo que não tenham, o ideal é realizar o bloqueio do seu cartão.

O bloqueio pode ser feito no próprio app. Acesse “Serviços” e, em seguida, “Bloquear cartão”.

Além disso, você deve ligar para a Central de Relacionamento e informar o acontecido. Por lá, eles tomarão as medidas necessárias para contestar as compras não reconhecidas e ainda solicitar um novo cartão.

Os números da Central são:

Capitais e Regiões Metropolitanas | 4004 8899

Demais Localidades | 0800 722 8472

Para usar o seu Cartão Atacadão de forma mais segura, conte com o Parceirão do seu bolso!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo