Entenda como funciona o monitoramento das suas transações do Pix para manter a sua segurança

Escolha como quer aprender:
Tentou fazer um Pix e recebeu mensagem para aguardar? Ou pediu aumento de limite e ainda não recebeu a confirmação? Confira o que acontece nesses casos.
Mulher de cabelos cacheados e blusa verde olha para um celular com uma capa laranja enquanto o segura com as duas mãos

Hoje em dia, qualquer transação feita pela internet requer muito cuidado e proteção. Por isso, para proteger você de ter algum possível prejuízo financeiro, nós monitoramos 100% das transações que são realizadas no seu aplicativo. Assim, você consegue utilizar o Pix de maneira segura. 

Existem duas situações que podem acontecer com você. Uma é a de não conseguir fazer um Pix imediatamente e a outra é a avaliação sobre o aumento do limite. Vamos conferir como são os dois casos?

1- Tentei fazer um Pix e recebi mensagem para aguardar: o que eu faço?

Isso aconteceu porque, quando ocorre alguma transação que não corresponde ao seu perfil, nós analisamos de forma pontual e, se for necessário, entramos em contato com você para validar se é você mesmo quem está tentando realizar algum pagamento ou transferência.

No seu aplicativo, vai aparecer a mensagem que a transação poderá demorar um pouco mais que o normal para ser completada, mas não se preocupe! Essa análise não demora muito, podendo ser feita em, no máximo, 30 minutos. Por isso, basta aguardar. Não precisa realizar novas tentativas. Após esse prazo, você receberá uma mensagem SMS informando que a transação foi concluída com sucesso. 

Você também pode acessar o seu extrato para confirmar se a transação ocorreu, ok? Agora, caso você não receba a mensagem SMS ou o saldo da sua conta permaneça igual após os 30 minutos, isso significa que a transação não foi autorizada por medidas de segurança.

2- Pedi aumento de limite do Pix e ainda não recebi confirmação: o que aconteceu?

Você sabia que tem total controle dos limites diários e noturnos do Pix diretamente no seu aplicativo? Você pode fazer ajustes sempre que necessário no menu “meus limites”. Por lá, é possível aumentar ou diminuir os valores para transações online.

Porém, para você ter sempre a melhor experiência na gestão dos seus limites do Pix e realizar suas transações, os pedidos de aumento passam por uma análise para garantir a sua segurança. 

O retorno dessa análise acontece entre 24 e 48 horas, de acordo com a norma do Banco Central. Sendo assim, você deve aguardar esse prazo para acessar o menu “meus limites” e verificar se o limite foi alterado conforme seu pedido. Somente após a aprovação da solicitação você vai conseguir transacionar no valor desejado. Antes desse prazo, você ainda continuará com o limite anterior, portanto, fique atento!

Agora que você já sabe como prosseguir nas transações do Pix, fique tranquilo ao aguardar. Estamos trabalhando para manter a sua segurança. Pode contar com a gente.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo