Compra consciente: aproveite as promoções de fim de ano sem se endividar
Escolha como quer aprender:

É muito comum comprar algo só porque está na promoção, ou sem pensar em seu orçamento, porém qualquer tipo de compra por impulso pode gerar muita dor de cabeça no futuro.

Uma compra por impulso pode ser uma verdadeira cilada, ainda mais quando falamos sobre as compras realizadas no final do ano, em que todo mundo está em clima de festa.

É presente para lá, mimo para cá, compras para ceia, gastos com as férias… E quando você se dá conta, as dívidas começam a surgir. 

Pior ainda: logo no começo do ano aparecem contas como IPVA, IPTU e material escolar e o orçamento fica ainda mais comprometido se você gastou demais em dezembro. 

É por tudo isso que ser consciente no final do ano é fundamental para aproveitar as festas sem começar o ano seguindo no vermelho. 

Continue a leitura e confira as dicas que o Cartão Atacadão preparou para você, com o objetivo de te ajudar a evitar problemas futuros em seu orçamento.
 

Compra por impulso: como fugir delas no final do ano
 

  • Avalie a real necessidade da compra

Já parou para pensar que não é porque um item está em promoção que você precisa levá-lo pra casa? Muitas vezes, a palavra “promoção” nos faz achar que toda compra é uma oportunidade, quando na verdade não é bem assim. 

Por isso, antes de gastar porque apareceu um desconto ou condição que parece ser momentânea, se pergunte se você realmente precisa comprar e se esse novo gasto vai caber no seu orçamento.
 

  • Faça um bom uso do cartão de crédito

No final do ano, a vontade de comprar aumenta ainda mais, por isso o cartão de crédito pode ser seu aliado, permitindo que faça compras parceladas. No Atacadão, por exemplo, você pode parcelar itens selecionados em até 4 vezes com seu Cartão Atacadão, por exemplo.

Porém, é preciso cuidado para não acumular muitas compras parceladas. Pequenos valores parcelados podem somar uma fatura alta no fim do mês e comprometer o seu limite rapidamente. 

Então, a dica aqui é: se a compra for parcelada, avalie o valor de cada parcela e o impacto desse montante em seu orçamento mensal.

Saiba mais: Como solicitar o seu Cartão Atacadão?
 

  • 13º salário: use com consciência!

Os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao 13º salário no fim do ano. Embora esse dinheiro extra possa ser usado em alguns gastos típicos de dezembro, também é recomendável separar uma parte do seu 13º para as contas de janeiro. Se sobrar um pouquinho para aplicar em uma reserva de emergência, melhor ainda! 

O uso consciente do 13º pode te ajudar a começar o ano no azul. Por isso, avalie o pagamento ou até mesmo a antecipação de algumas contas ao invés de usá-lo para fazer compras por impulso.
 

  • Cuidado com os presentes de final de ano

Dar presentes para quem amamos é bom demais. Mas é justamente nessas horas que existe o risco de gastar muito e se endividar para agradar amigos e familiares.

Para não cair nessa cilada, um bom caminho é determinar um orçamento máximo para os presentes e não extrapolar esse limite. Para economizar, seja criativo, pesquise bastante e lembre-se que a intenção e o carinho ao presentear são mais importantes do que o valor gasto.

E se esse ano não for possível comprar presentes, não fique chateado! Uma mensagem ou ligação carinhosa podem ser ainda mais especiais para quem é importante para você.
 

  • Planeje suas compras de final do ano é fundamental

Para não gastar mais do que pode, uma das principais dicas é fazer uma listinha de compras de final do ano. Coloque nela tudo que deseja comprar, seja para sua ceia, para as férias ou mesmo para adquirir algo para o qual você economizou o ano inteiro.  

Dessa forma, vai conseguir enxergar quanto custa cada um desses itens para organizar seu orçamento, verificando se tudo que deseja cabe dentro dele. Se a resposta for não, o ideal é reavaliá-lo para não começar o ano no vermelho.

Saiba também que com seu Cartão Atacadão é possível aproveitar o benefício de parcelamento de alguns itens selecionados nas lojas Atacadão no final do ano. Aproveite.
 

O consumismo pode ser evitado!

Uma das principais perguntas que devem ser feitas nessa época do ano para evitar o consumismo é: “preciso mesmo comprar isso agora?”. 

Reflita também se as compras que você faz estão servindo apenas para curar algum tipo de questão emocional, seja tristeza, frustração ou ansiedade, por exemplo. 

Respondendo a essas perguntas e trabalhando o autocontrole você vai encontrar o equilíbrio necessário para ter uma relação mais saudável com as suas finanças e comprar aquilo que é realmente importante e funcional para você e sua família. 


Quer ficar bem informado e ter acesso a mais dicas de finanças e empreendedorismo? Então, continue navegando aqui em nosso blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares e nos seguir nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram e Youtube.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo