Dia do Consumidor: entenda seus direitos, confira dicas de negócio e como se proteger de situações de risco

Escolha como quer aprender:
Descubra seus direitos, conheça a data e obtenha dicas de negócios para impulsionar suas vendas. Identifique situações de risco.
Fundo de um mercado. Casal segurando uma cesta de compras olhando para um pote

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é um marco importante para o reconhecimento e valorização dos direitos de quem compra produtos e serviços.

Sendo, então, uma data de grande relevância para celebrar os direitos dos consumidores e aproveitar diversas ofertas. 

Mas qual é a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?

Essa é uma dúvida muito comum, mas, apesar de parecerem semelhantes, essas datas possuem objetivos diferentes. Enquanto o Dia do Consumidor reforça os direitos do consumidor e a importância da proteção contra práticas abusivas no mercado, o Dia do Cliente tem como intuito celebrar a relação entre as empresas e os seus clientes, focando na fidelização e no relacionamento. 

Conheça alguns dos principais direitos dos consumidores:

Conhecer os seus direitos como consumidor é fundamental para que você não seja prejudicado em alguma situação. Portanto, confira alguns deles:

Informações específicas: os clientes devem receber informações claras e precisas sobre os produtos e serviços que desejam adquirir, incluindo preços, prazos de entrega, garantias, riscos, etc. 

Segurança: os produtos e serviços oferecidos devem ser seguros e não apresentarem riscos à saúde e à integridade física dos consumidores. 

Proteção contra publicidade enganosa: as empresas não podem fazer propagandas falsas ou abusivas, e esse tipo de ação é considerado crime. Por exemplo: uma loja vende smartwatches e divulga que um dos seus relógios possui a função à prova d'água. Um consumidor comprou, mas percebeu que, ao entrar em contato com a umidade, o produto parou de funcionar. Ou seja, a empresa mentiu sobre uma das características do produto a fim de fechar a venda. 

Devolução: caso o cliente se arrependa da compra, ele pode devolver o produto em até 7 dias após o seu recebimento (em compras on-line), ou em até 30 dias (compras físicas), sem necessidade de justificativa.

Garantia e troca de produtos: os consumidores também têm direito a reclamar de produtos com defeito e, assim, conseguir reparo, troca ou reembolso.

Tem um negócio e quer saber como vender mais nesta época? 

Se você empreende, o Dia do Consumidor é a chance perfeita para turbinar suas vendas. Portanto, confira algumas dicas: 

Antes de tudo, planeje-se

Faça uma análise do mercado, dê uma olhada na concorrência e consulte as promoções oferecidas. Também é importante ficar por dentro das tendências. Por isso, analise quais produtos ou serviços estão vendendo mais no seu nicho.

Ofereça promoções irresistíveis 

Para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, invista em ofertas tentadoras. Além das promoções, você pode oferecer combos, kits, brindes, frete grátis e, ainda, fazer sorteios nas redes sociais, por exemplo. 

Uma boa experiência faz a diferença 

Todo consumidor gosta de se sentir único e exclusivo e, além disso, ter uma experiência memorável ao comprar um produto ou serviço. Portanto, ofereça um atendimento personalizado e eficiente. Você também pode criar um programa de fidelidade para recompensar seus clientes frequentes. Outra dica é manter contato com seus consumidores, pois um bom relacionamento também faz a diferença. Fazendo tudo isso, as chances de fidelização são altas. 

Agora, como aproveitar o Dia do Consumidor com segurança e responsabilidade?

Durante a data, é muito comum que ocorram fraudes e que os consumidores sejam expostos a situações de riscos. Para se proteger, confira as dicas: 

Cuidado com ofertas falsas: desconfie de preços muito baixos ou promoções que parecem boas demais para ser verdade, pois podem se tratar de iscas para um golpe. 

Sempre verifique se os sites e lojas são confiáveis: neste período, muitas ofertas tentadoras aparecem, e os consumidores podem acabar comprando por impulso. Por isso, antes de realizar qualquer compra, o ideal é verificar a reputação da loja ou observar se o site é verdadeiro. Para isso, confira na barra de endereços se há um cadeado, isso significa que a conexão é segura.

Atenção aos golpes de Phishing: esses golpes visam à obtenção dos dados pessoais e bancários da vítima através de e-mails, links, mensagens falsas ou até de telefonemas. Portanto, desconfie de qualquer contato solicitando seus dados. Além disso, não clique em links ou e-mails suspeitos. 

Planeje suas compras: às vezes, com tanta oferta boa, é normal comprar por impulso, mas essa ação pode acabar prejudicando o seu orçamento. Para evitar essa prática, planeje suas compras e reflita sobre o que você realmente precisa ou não. 

Não compre com venda casada: essa é uma prática ilegal, que obriga o consumidor a comprar um produto ou serviço para adquirir outro. Exemplo: você só pode comprar um eletrodoméstico se comprar a sua garantia estendida. 

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Por fim, não esqueça de pesquisar, comparar preços e escolher empresas confiáveis. Exerça seus direitos como consumidor e exija produtos e serviços de qualidade. Denuncie práticas abusivas e contribua para um mercado mais justo e transparente. 

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