O que é o golpe do delivery e como não cair nele

Escolha como quer aprender:

Entenda como os criminosos costumam agir e descubra como você pode se proteger deste tipo de golpe.

O que é o golpe do delivery e como não cair nele

A entrega em casa, ou delivery, ganhou novos adeptos no último ano, principalmente por causa do isolamento social para conter o coronavírus. Porém, apesar dessa ser uma maneira mais cômoda de consumir produtos, é necessário estar atento para não cair no golpe do delivery.

Também conhecido como golpe da maquininha ou golpe do motoboy, essa fraude acontece quando o consumidor faz um pedido e o entregador arruma formas de copiar os dados do cartão ou até fazer com que ela pague mais caro pela compra.

Geralmente, o golpe do entregador acontece de quatro formas mais comuns e, a seguir, você vai conhecer quais são elas e como se proteger.
 

Confira as quatro maneiras mais comuns do golpe do delivery ser aplicado


1. Compras já pagas pelo aplicativo de delivery

O golpe do motoboy pode acontecer quando o entregador cobra por uma compra que já foi paga pelo aplicativo de delivery.

Para isso, o entregador vai tentar convencer o cliente que houve algum erro na hora do pagamento digital e induzi-lo a passar o cartão na maquininha, para que a compra seja paga novamente.

Nesses casos, o cliente acaba pagando duas vezes. O dinheiro que ele paga na hora será direcionado para uma conta que não é a do estabelecimento e ainda haverá a cobrança no aplicativo do mesmo jeito.

Dica: em casos como esse, o melhor a fazer é recusar o pedido e entrar em contato com o aplicativo de delivery para falar sobre o ocorrido e confirmar se houve mesmo algum problema com o seu pagamento digital.
 

2. Problema no visor da maquininha na hora de realizar o pagamento

Neste tipo de fraude, o entregador informa o cliente que a maquininha do cartão está com um problema no visor, o que dificulta a visualização do valor pedido a ser pago.

Como esse é um momento em que tudo acontece muito rápido, quem fez o pedido por delivery às vezes não presta atenção nesse detalhe, digita a senha e, por vezes, nem pede a notinha. Assim, o entregador tem a oportunidade de colocar um valor muito maior na maquininha.

Dica: sempre confira se o visor na maquininha está normal e permite visualizar todos os números de maneira nítida. Ao perceber alguma diferença, recuse a compra imediatamente. Verifique também se, ao digitar sua senha, aparecem asteriscos. Caso apareçam os números da sua senha, cancele a operação.

 

Confira mais dicas de segurança para não cair no golpe do delivery e, em nenhum outro
 

3. Gravação dos dados do seu cartão

O entregador está querendo tirar uma foto ou filmar os dados do seu cartão, por qualquer motivo? Não permita! E desconfie mesmo se ele posicionar o celular em cima ou embaixo do cartão. 

Caso isso aconteça, solicite o bloqueio imediato do cartão junto a operadora e a segunda via. Também confira os últimos lançamentos. 

Se você tiver o cartão de crédito do Atacadão, pode acessar o aplicativo do Cartão Atacadão e acessar todos os detalhes das suas compras.

Dica: na hora de passar o cartão na maquininha não deixe ele à mostra, dificultando assim a ação do golpista. Insira na maquininha, confira o valor a ser pago e guarde ele imediatamente.
 

4. Estabelecimento pede os dados do cartão

Este golpe costuma acontecer assim: mesmo realizando a compra no aplicativo de delivery, o estabelecimento entra em contato, avisa que houve um problema no pagamento e pede os dados do cartão de crédito. 

Se você informar dados como numeração, código de segurança e senha, as chances de ter sido vítima do golpe do delivery são grandes. Geralmente, trata-se de algum golpista recolhendo informações para fazer compras usando os dados do seu cartão. 

Dica: proteja os dados do seu cartão e nunca informe eles para nenhuma pessoa, nem pessoalmente, pela internet ou telefone. Saiba também que o Cartão Atacadão nunca vai pedir os dados do seu cartão de crédito como número, nome, validade, ou código de verificação.
 

Confira como cancelar ou contestar compras no Cartão Atacadão
 

Veja o que fazer caso seja vítima do golpe do delivery

  1. Entre em contato imediatamente nos canais de atendimento do aplicativo de delivery e do restaurante para falar sobre o ocorrido.
  2. Notifique a operadora do cartão para bloquear novas compras e solicite um novo cartão
  3. Faça um boletim de ocorrência para registrar o crime.

Fique atento! Se perceber qualquer ação suspeita, não insira seu cartão na maquininha.


Para continuar bem informado e evitar golpes como esse, continue navegando em nosso blog, onde preparamos dicas de finanças, empreendedorismo e segurança.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo