O que é o golpe do delivery e como não cair nele
Entenda como os criminosos costumam agir e descubra como você pode se proteger deste tipo de golpe.
A entrega em casa, ou delivery, ganhou novos adeptos no último ano, principalmente por causa do isolamento social para conter o coronavírus. Porém, apesar dessa ser uma maneira mais cômoda de consumir produtos, é necessário estar atento para não cair no golpe do delivery.
Também conhecido como golpe da maquininha ou golpe do motoboy, essa fraude acontece quando o consumidor faz um pedido e o entregador arruma formas de copiar os dados do cartão ou até fazer com que ela pague mais caro pela compra.
Geralmente, o golpe do entregador acontece de quatro formas mais comuns e, a seguir, você vai conhecer quais são elas e como se proteger.
Confira as quatro maneiras mais comuns do golpe do delivery ser aplicado
1. Compras já pagas pelo aplicativo de delivery
O golpe do motoboy pode acontecer quando o entregador cobra por uma compra que já foi paga pelo aplicativo de delivery.
Para isso, o entregador vai tentar convencer o cliente que houve algum erro na hora do pagamento digital e induzi-lo a passar o cartão na maquininha, para que a compra seja paga novamente.
Nesses casos, o cliente acaba pagando duas vezes. O dinheiro que ele paga na hora será direcionado para uma conta que não é a do estabelecimento e ainda haverá a cobrança no aplicativo do mesmo jeito.
Dica: em casos como esse, o melhor a fazer é recusar o pedido e entrar em contato com o aplicativo de delivery para falar sobre o ocorrido e confirmar se houve mesmo algum problema com o seu pagamento digital.
2. Problema no visor da maquininha na hora de realizar o pagamento
Neste tipo de fraude, o entregador informa o cliente que a maquininha do cartão está com um problema no visor, o que dificulta a visualização do valor pedido a ser pago.
Como esse é um momento em que tudo acontece muito rápido, quem fez o pedido por delivery às vezes não presta atenção nesse detalhe, digita a senha e, por vezes, nem pede a notinha. Assim, o entregador tem a oportunidade de colocar um valor muito maior na maquininha.
Dica: sempre confira se o visor na maquininha está normal e permite visualizar todos os números de maneira nítida. Ao perceber alguma diferença, recuse a compra imediatamente. Verifique também se, ao digitar sua senha, aparecem asteriscos. Caso apareçam os números da sua senha, cancele a operação.
Confira mais dicas de segurança para não cair no golpe do delivery e, em nenhum outro
3. Gravação dos dados do seu cartão
O entregador está querendo tirar uma foto ou filmar os dados do seu cartão, por qualquer motivo? Não permita! E desconfie mesmo se ele posicionar o celular em cima ou embaixo do cartão.
Caso isso aconteça, solicite o bloqueio imediato do cartão junto a operadora e a segunda via. Também confira os últimos lançamentos.
Se você tiver o cartão de crédito do Atacadão, pode acessar o aplicativo do Cartão Atacadão e acessar todos os detalhes das suas compras.
Dica: na hora de passar o cartão na maquininha não deixe ele à mostra, dificultando assim a ação do golpista. Insira na maquininha, confira o valor a ser pago e guarde ele imediatamente.
4. Estabelecimento pede os dados do cartão
Este golpe costuma acontecer assim: mesmo realizando a compra no aplicativo de delivery, o estabelecimento entra em contato, avisa que houve um problema no pagamento e pede os dados do cartão de crédito.
Se você informar dados como numeração, código de segurança e senha, as chances de ter sido vítima do golpe do delivery são grandes. Geralmente, trata-se de algum golpista recolhendo informações para fazer compras usando os dados do seu cartão.
Dica: proteja os dados do seu cartão e nunca informe eles para nenhuma pessoa, nem pessoalmente, pela internet ou telefone. Saiba também que o Cartão Atacadão nunca vai pedir os dados do seu cartão de crédito como número, nome, validade, ou código de verificação.
Confira como cancelar ou contestar compras no Cartão Atacadão
Veja o que fazer caso seja vítima do golpe do delivery
- Entre em contato imediatamente nos canais de atendimento do aplicativo de delivery e do restaurante para falar sobre o ocorrido.
- Notifique a operadora do cartão para bloquear novas compras e solicite um novo cartão
- Faça um boletim de ocorrência para registrar o crime.
Fique atento! Se perceber qualquer ação suspeita, não insira seu cartão na maquininha.
Para continuar bem informado e evitar golpes como esse, continue navegando em nosso blog, onde preparamos dicas de finanças, empreendedorismo e segurança.
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