6 dicas para fazer uma festa junina em casa

Escolha como quer aprender:

festa junina é uma das festividades preferidas dos brasileiros, e isso não é à toa. Quitutes deliciosos, brincadeiras divertidas e músicas que fazem todo mundo dançar são alguns dos símbolos de um bom “arraiá”.

6 dicas para fazer uma festa junina em casa

E a boa notícia é que é possível curtir essa época do ano, mas agora de maneira consciente: sem sair de casa. Com dedicação e um pouco de criatividade é possível criar uma comemoração para toda a família com tudo que uma festa junina tem direito.

Faça uma decoração artesanal

decoração repleta de cores e estampas diferentes é indispensável para uma boa festa junina.

xadrez é um dos clássicos da festividade, mas também vale a pena investir em elementos com estampas florais, geométricas e o que mais a sua criatividade mandar. A dica é usar itens que você tem em casa, como toalhas de mesa, lençóis, almofadas, bandejas e retalhos de tecido.

Também não podemos esquecer das clássicas bandeirinhas. Elas podem ser feitas usando papel colorido e barbante. Os desenhos são bem simples, mas você pode imprimir um modelo da internet para que todas fiquem iguais.

Monte um cardápio delicioso

Os doces e salgados típicos das festas juninas são um dos pontos altos da comemoração, então é bom caprichar na escolha do cardápio.

Pipoca, maçã do amor, arroz doce, pamonha salgada, caldo verde e canjica são algumas delícias que podem fazer parte do menu. Para as bebidas, além dos clássicos quentão e vinho quente, é possível servir sucos e refrigerantes.

Para te inspirar, separamos uma receita de curau:

Ingredientes

  • 4 espigas de milho;
  • 3 xícaras de leite;
  • 1 colher de sobremesa de manteiga;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de água;
  • canela em pó.

Modo de preparo

  1. Rale as espigas e bata os grãos no liquidificador com a água.
  2. Coe a mistura e a coloque em uma panela com o leite e a manteiga.
  3. Leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso.
  4. Acrescente o leite condensado e mexa por mais 5 minutos.
  5. Despeje tudo em uma travessa e polvilhe com canela em pó.
  6. Sirva frio.

Se precisar de algum ingrediente para sua festa, você pode comprar no Atacadão! Lá tem tudo o que você precisa para uma festa deliciosa!

Capriche na caracterização

caracterização também é importante em um arraial, e um dos momentos mais divertidos da preparação.

Camisas xadrez, calça jeans, vestidos floridos, fitas no cabelo, botas e os clássicos chapéus de palha são praticamente indispensáveis.

As crianças ainda podem receber pintinhas no rosto e bigodes pintados à mão para complementar o visual.

Faça uma lista de músicas

Uma festa animada precisa de boa música. E existem muitas opções para você montar uma ótima playlist para sua festa junina.

Para agradar a família inteira é possível misturar clássicos de artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos com músicas sertanejas mais atuais.

Se buscar no YouTube por “músicas de festa junina” com certeza vai encontrar canções típicas e até listas prontas para você!

Defina as brincadeiras

Brincadeiras tradicionais como jogo das argolas, bingo, tiro ao alvo, pesca e correio elegante também podem ser realizadas dentro de casa. Melhor ainda se houverem pequenos prêmios para quem se sair melhor em cada jogo!

Aliás, fazer a preparação dos elementos das brincadeiras com materiais reciclados, tinta, cola e papéis coloridos é uma ótima ideia de atividade para as crianças se divertirem antes mesmo da festa começar.

Para garantir a participação mesmo de quem está distante, uma dica é combinar quais serão as brincadeiras e agendar um horário para fazer uma videoconferência usando softwares como o Skype ou o WhatsApp. Assim, todos poderão brincar juntos!

Organize a quadrilha

No fim da noite acontece a grande atração da festa junina: a quadrilha! E ela também pode ser feita em casa!

Os mais velhos com certeza já conhecem os passos e os mais novos vão aprender rapidamente o que fazer nos momentos clássicos, como a hora de fazer um túnel com as mãos para que os outros integrantes da quadrilha passem por baixo.

A dica da videoconferência também vale neste momento em que não podemos encontrar amigos e familiares pessoalmente para a quadrilha.

Marcando um horário com os participantes, cada um pode montar a coreografia em casa e apresentar para os demais.

Para aumentar a interação, é possível até promover um campeonato de dança, em que o casal ou família que tiver o melhor desempenho nos passos da quadrilha recebe um prêmio.

Lembre-se que o mais importante não é que a coreografia seja perfeita, mas que, mesmo que não estejam juntos fisicamente, todos aproveitem o momento para se divertir e dar boas risadas. Afinal, esse é o principal objetivo de qualquer festividade!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo