Como higienizar seus produtos em casa assim que chegar do Atacadão
O Atacadão continua operando durante a quarentena para garantir o abastecimento da população.
Ao realizar suas compras, além dos cuidados básicos – como manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas, utilizar máscaras e lavar as mãos sempre que possível – também é importante limpar seus produtos assim que retornar.
Isso é altamente recomendável porque o coronavírus pode sobreviver várias horas em algumas superfícies e as mercadorias são tocadas por muitas pessoas até chegar a você.
Além disso, fazer a limpeza dos produtos é uma forma de eliminar poeira e outros resíduos que podem se acumular nas embalagens. Por isso, esse é um hábito que vale a pena manter depois da quarentena.
A seguir, conheça as formas corretas de higienizar os itens que você comprou.
E vale lembrar: quando chegar em casa, o primeiro passo é sempre lavar as mãos, tirar os sapatos, colocar as roupas para lavar e, se possível, tomar banho.
Embalagens plásticas e metálicas
Antes de iniciar a limpeza das embalagens, verifique quais delas podem ser descartadas. Se você tem recipientes específicos para arroz, feijão e farinha, por exemplo, acomode os alimentos nos potes e jogue as suas embalagens no lixo.
Vai manter algumas embalagens? Se elas forem plásticas ou metálicas, podem ser limpas com água, sabão e uma esponja.
Embalagens de papel e papelão
Os produtos embalados em papel e papelão, como caixas de leite, podem ser higienizados com um pano umedecido e um pouco de álcool 70%.
É importante não molhar demais a embalagem, já que a ideia é limpar apenas a superfície, e não deixar o papelão embebido com álcool.
Frutas, verduras e legumes
Na seção de hortifruti, os alimentos ficam ainda mais expostos do que os embalados, então também precisam ser higienizados ao chegar em casa.
Para limpá-los, misture 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água em um recipiente grande.
Deixe as frutas, verduras e legumes submersos na solução durante 20 minutos, ou o tempo indicado na embalagem da água sanitária. Depois, enxague e seque bem.
E atenção: nem toda água sanitária é adequada para a desinfecção de alimentos. Confirme sempre se a marca que você escolheu pode ser utilizada para essa finalidade.
Carnes
Especialistas afirmam que as carnes não oferecem risco significativo de contaminação, mas ainda é preciso higienizar suas embalagens.
Como, normalmente, elas são embaladas em plástico, vale a primeira dica: descarte cuidadosamente o que for possível (colocando a carne em outro recipiente) ou lave as embalagens com água e sabão antes de guardá-las na geladeira.
Sacolas
As sacolas plásticas fornecidas pelo supermercado também devem ser higienizadas. Para elas, a melhor opção é a limpeza com um pano limpo e álcool 70%.
Isso é especialmente crítico para as sacolas ecológicas, aquelas que podem ser reutilizadas várias vezes. Dependendo do material, você também pode lavar as suas sacolas com água e sabão.
Lembre-se também de usar o álcool para higienizar outros apetrechos que foram com você para o mercado, como chaves, celular e cartão de crédito.
Se foi de carro, também vale desinfectar o volante, painel, câmbio e maçaneta do veículo.
Seguir essas dicas pode parecer um pouco trabalhoso à primeira vista, mas é um esforço que vale muito a pena e que é fundamental para diminuir o avanço do coronavírus!
Neste ano, os brasileiros têm até o dia 31 de maio para fazer a declaração de Imposto de Renda 2024 de pessoas físicas, sobre o ano-base 2023. Entenda como fazer a sua e saiba algumas atualizações.