7 dicas básicas para vender no Facebook
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Com mais de 2,6 bilhões de usuários no mundo, o Facebook ainda é o líder absoluto em número de contas ativas, segundo a consultoria de dados Statista.

Além do grande volume de pessoas que podem ser alcançadas através da ferramenta, o “Face” também conta com uma ótima estrutura para empresas que querem usar a mídia para fazer anúncios e fechar negócios.

Esse é o seu caso? Então, confira algumas dicas para começar a vender no Facebook já!

Crie uma fanpage

O primeiro passo para inserir sua empresa no Facebook é criar uma fanpage – uma página profissional.

As fanpages podem ser “curtidas” por quem quiser acompanhar as atualizações do seu negócio e possuem ferramentas que são muito úteis para as empresas, como análise de perfil dos seguidores e possibilidade de fazer anúncios.

Para criar a fanpage da sua empresa, você deve estar logado em sua conta pessoal e clicar neste link. Depois, preencha o nome, categoria e descrição do negócio e clique em “criar página”.

Faça a configuração da página

Também será importante fazer algumas configurações e acrescentar informações básicas na fanpage para que os seus futuros clientes te conheçam melhor.

Dados como endereço, site, horário de funcionamento e telefone, por exemplo, são essenciais.

Também é bacana criar um texto para resumir a história do seu negócio, além de acrescentar uma foto de perfil (que pode ser o logotipo, por exemplo) e uma bela imagem de capa.

Monte uma estratégia de conteúdo

Mesmo que o seu objetivo final seja vender no Facebook, não podemos esquecer que a rede social é um ambiente onde as pessoas buscam conteúdo interessante, divertido e útil.

Por isso, suas postagens na fanpage devem ser pensadas para atrair, informar e cativar os consumidores. As vendas serão o resultado de um bom trabalho de conteúdo.

Para criar sua estratégia de publicações, é importante lembrar que:

O conteúdo deve ser pensado para atender os interesses do consumidor;

É importante ter uma frequência nas publicações. Se as pessoas não souberem quando terão atualizações da marca, vão se desinteressar;

A comunicação precisa estar sempre alinhada com o perfil do seu público alvo;

Fotos e vídeos de boa qualidade transmitem mais credibilidade e profissionalismo. Então, capriche nas imagens;

Você pode variar os tipos de publicações: dicas, fotos de produtos, promoções e posts informativos são alguns formatos de conteúdo que costumam funcionar muito bem!

Crie um catálogo dentro do Facebook

Um dos recursos das fanpages é a possibilidade de criar um catálogo de produtos e serviços. Ele é uma forma prática de informar os valores e detalhes das mercadorias, o que pode dinamizar o processo de compra.

Para criar um catálogo em sua página do Facebook, acesse esta página e escolha a opção “criar catálogo”.

Se você tiver produtos hospedados em um e-commerce ou outra plataforma de vendas online, poderá integrar o Facebook à loja e importar as informações optando por “conectar à plataforma de comércio eletrônico”.

Se esse não for o caso, clique em “carregar informações de produto” para cadastrar nomes, fotos e informações de cada mercadoria por conta própria.

Conheça o Facebook for Business

Facebook for Business é um ambiente dedicado para as empresas que querem utilizar a rede para fazer negócios.

Lá, você pode encontrar conteúdo para afinar as suas estratégias de divulgação, tirar dúvidas com a equipe de suporte do Facebook e também criar anúncios.

Os anúncios são conteúdos pagos que ajudam a aumentar os resultados das suas publicações e podem ser usados para finalidades como promover sua página e atrair novos seguidores, obter mais visitas para o seu site, ou conseguir mais curtidas para um post específico, por exemplo.

Para fazer um anúncio através do Facebook for Business, clique em “criar anúncio” no topo da página. Depois, escolha o objetivo do anúncio e siga as orientações para montar a parte criativa do anúncio (imagens, vídeos e texto).

Direcione as publicidades

Quem vai começar a montar anúncios para impulsionar os resultados através do Facebook, precisa se preocupar não só com o conteúdo das publicidades, mas também com quem deve visualizá-las.

Para isso, a plataforma permite que você determine quem é o público alvo de cada anúncio. É possível escolher características como sexo, faixa etária, localização geográfica e interesses na rede.

Ter o cuidado de fazer essa segmentação para as propagandas é uma forma de garantir que o seu conteúdo chegue até as pessoas certas. E isso vai contribuir para o sucesso das suas campanhas.

Analise os resultados e otimize

Por fim, também é essencial analisar os resultados que você está obtendo com seus posts e anúncios no Facebook e otimizar suas estratégias.

Para acessar as informações de performance dos seus posts, você pode acessar a aba “informações” no menu lateral da fanpage.

Lá, você encontrará dados sobre o alcance, número de visualizações, volume de curtidas e outros dados dos seus posts e anúncios.

Observando esses números, será mais fácil entender que tipo de conteúdo dá o melhor retorno e quais aspectos precisam ser melhorados.

Ah, e se você está buscando formas de vender na internet, aproveite e confira também nossas dicas para usar o WhatsApp a favor do seu negócio.

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