Como microempreendedores podem se organizar e criar novas receitas para superar o momento de crise

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Além de uma boa gestão financeira, avaliar novas possibilidades para o negócio pode ser fundamental neste período

Como microempreendedores podem se organizar e criar novas receitas para superar o momento de crise

Isolamento social, cidades paradas e comércio fechado. Na maior parte do país, e do mundo, este tem sido o cenário diante da pandemia do novo Coronavírus. Fundamental para combate à contaminação, a situação tem gerado uma série de receios, questionamentos e incertezas em uma parcela cada vez maior e significativa da população: os microempreendedores. Se você faz parte desta categoria, é importante encontrar soluções tanto em termos organização financeira, quanto em relação a novas formas de gerar receita. Confira algumas dicas que podem ser muito úteis neste momento.

É importante considerar que esta é, segundo a Organização Mundial da Saúde, a maior crise sanitária global da nossa época. E, claro, ninguém está preparado para um momento deste tipo. Mas, diante deste cenário, algumas iniciativas já podem ser colocadas em prática, especialmente, para manter o seu negócio funcionando mesmo que remotamente. Aplicativos e delivery podem ser aliadas durante o período de suspensão do atendimento presencial.

Confira algumas ideias que podem ajudar:

  • Redes sociais: caso o estabelecimento não tenha perfis empresariais nas redes sociais, esse é o momento. Pela internet, o empreendedor tem, ainda, a opção de oferecer seu produto via aplicativos de entrega, que também possibilita transações on-line;
  • Delivery: uma opção é disponibilizar as entregas com os funcionários, especialmente em bairros residenciais, onde a entrega pode ser feita em curtas distâncias e sem o uso de veículos;
  • Compre agora, consuma depois: Outra ideia que está sendo difundida entre comerciantes, é o conceito de voucher. Funciona como uma pré-compra. O consumidor compra agora um cupom, que pode ser eletrônico, com preço fechado e pode gastar este valor no estabelecimento quando tiver acabado o período de distanciamento social. Neste formato, é fundamental calcular um número de cupons que não prejudique a operação quando o negócio for reaberto.

 

Além de novos formatos ou modelos de negócios, vale ficar atento, também, em alguns pontos relativos a organização financeira:

  • Despesas pessoais x despesas da empresa: Para diminuir a possibilidade de confusão entre os fluxos de dinheiro, é fundamental ter contas diferentes para as finanças pessoais e as da empresa;
  • Salário mensal: É importante definir um valor de retirada por mês após os pagamentos de todas as despesas;
  • Controle de caixa: Necessário, também, ter controle de tudo que for gasto com a empresa, como por exemplo, transportes ou a compra de mercadorias e equipamentos.

 

Em caso de uma emergência ou pela necessidade de priorizar alguns pagamentos, o Cartão Atacadão disponibiliza o Parcele Fácil que oferece o parcelamento em até 24x da fatura do cartão de crédito. Dessa maneira, é possível ganhar mais fôlego e tempo para se organizar da melhor forma. Saiba mais sobre o Parcele Fácil clicando aqui.

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