O que significa ter perfil empreendedor?
Escolha como quer aprender:

Você sabe o que é o tal perfil empreendedor? Será que você tem? Confira algumas das principais características que fazem parte de alguém com perfil empreendedor.

O que significa ter perfil empreendedor?

Muito se fala em “perfil empreendedor” e como ele é importante para ter sucesso à frente de um negócio. Mas você sabe o que isso significa? Será que você tem esse perfil? Sabe quais são as características de uma pessoa empreendedora?

É sobre esse assunto que o blog do Cartão Atacadão vai falar hoje. Continue a leitura para saber mais!
 

O que é ser empreendedor?

Uma pessoa empreendedora é aquela que cria e/ou gerencia seu próprio negócio. É o famoso “ser seu próprio chefe”. 

Na maioria das vezes, o empreendedor é alguém que vê na prestação de serviços ou na venda de produtos uma oportunidade de ajudar os consumidores, de ganhar dinheiro e alcançar realização profissional. 

Há também muitos brasileiros que começam a empreender por necessidade, seja por terem perdido a renda por conta do desemprego ou para conseguir um dinheiro extra.
 

Veja as principais características de uma pessoa com perfil empreendedor

Nenhum empreendedor é igual ao outro. Mas existem algumas características que são comuns em quem administra sua própria empresa, e são elas que costumam formar o tal perfil empreendedor. 
 

Está sempre de olho nas oportunidades

Se você está sempre bem informado e costuma olhar para os desafios como oportunidades, esses podem ser os primeiros indícios de que você tem um perfil empreendedor. 

Geralmente, os empreendedores vêm notícias sobre mercados que estão crescendo, ou reparam em nichos que não estão sendo atendidos e já pensam em formas de aproveitar esse cenários. 

Também é bem típico de quem tem perfil empreendedor enxergar certas situações da vida como caminhos para fazer uma renda extra. 

Por exemplo, tem muitos alunos na faculdade? Pode ser uma boa vender trufas no intervalo. Começou um novo emprego? Talvez os colegas de trabalho se interessem por cosméticos de catálogo. 
 

É uma pessoa com iniciativa

De nada vai adiantar ter uma boa ideia, analisar o mercado e encontrar as melhores oportunidades se não fizer o mais importante: dar o primeiro passo no seu negócio.

Quem tem perfil empreendedor não fica esperando que as soluções “caiam do céu”. Pelo contrário, esse tipo de profissional é inquieto e está sempre em busca de alternativas que melhorem a sua vida e das pessoas ao seu redor. 

Dessa forma, a iniciativa e a atitude também são características que fazem parte de um brasileiro que tem o empreendedorismo no sangue. 
 

Não tem medo de errar

Mesmo sabendo que não existem garantias no mundo dos negócios, um empreendedor nato vai colocar os medos de lado e se dedicar ao máximo para que sua empresa dê certo. 

É claro que, para ter maior segurança, é fundamental estar bem preparado. Para isso, a dica é estudar bastante sobre administração de empresas, entender o seu mercado e criar um planejamento detalhado sobre o seu negócio. 

Dessa forma, você consegue calcular os riscos, se prepara para momentos desafiadores e sabe que mesmo que cometa um erro, ele vai te ajudar a aprender e melhorar ainda mais como empreendedor.  
 

É focado e resiliente

Se tem uma característica que não pode faltar em quem tem um perfil empreendedor é o foco. A partir do momento que você cria um objetivo, é necessário ter foco para alcançá-lo. 

Quem empreende, principalmente no início, pode acabar trabalhando muito e demorar a ver os resultados do seu esforço se transformarem em lucro. 

O empreendedor sabe disso e, embora possa ter momentos de desânimo e cansaço, se mantém resiliente e focado em alcançar seus objetivos. 
 

Sabe que conhecimento é fundamental

Você sabe como funciona uma empresa? Ou quem são os correntes na sua área? Ou ainda, quais são os problemas e desejos das pessoas para quem você quer vender? 

Uma pessoa com perfil de empreendedor está sempre querendo ouvir e aprender sobre o universo dos negócios, sobre seus clientes, seus funcionários e sobre si mesmo. 

Um bom empreendedor sabe que o mundo está em constante mudança. O comportamento do consumidor se altera, as tendências de mercado mudam, até a forma como o atendimento é realizado se transforma. É por isso que quem empreende deve sempre acompanhar as mudanças para manter seu negócio atual. 

Agora você já conhece algumas qualidades de quem tem um perfil empreendedor. Mas se não tem todas elas, não desanime. Muitos desses atributos podem ser desenvolvidos, e você provavelmente tem ainda outras qualidades que vão fazer a diferença em um negócio, como gostar de atendimento ao cliente e ser um bom negociador, por exemplo. 


Continue no nosso
blog para conferir mais dicas de finanças e empreendedorismo para dar o primeiro passo rumo a um negócio de sucesso. Estamos na torcida por você! 

E não se esqueça, o Cartão Atacadão é o parceirão do seu bolso e do seu negócio.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo