Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Os pagamentos ao contribuinte começam a partir de maio de 2022. Veja como fazer a consulta à restituição de Imposto de Renda e confira o calendário de pagamento
A declaração do Imposto de Renda deve ser feita até às 23h59 do dia 29 de abril de 2022. Mas o que muita gente já está querendo saber é como fazer a consulta de restituição de Imposto de Renda.
Em 2022, o pagamento da restituição está programado para acontecer em cinco lotes, iniciando em maio e terminando em setembro.
Para te ajudar a descobrir se tem direito e como consultar, o Cartão Atacadão elaborou um passo a passo que vai te ajudar nessa missão. Continue a leitura para descobrir.
O que é restituição de Imposto de Renda?
Todo ano, milhões de brasileiros declaram o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Lá, eles confirmam para o governo federal quanto ganharam e quanto pagaram em impostos.
Se você ganhou mais do que deveria ter pago, é possível que tenha saldo para acertar com o Leão. Mas se a Receita Federal entende que você pagou além do que deveria, tem direito à restituição de IR. Isso significa que vai receber dinheiro de volta!
Caso já tenha entregado a declaração deste ano, já pode verificar se tem uma grana para sacar. Veremos como fazer essa consulta no próximo tópico.
Como é feita a consulta à restituição de Imposto de Renda
A consulta da restituição do Imposto de Renda é muito simples e pode ser feita no site da Receita Federal.
Comece informando o seu CPF, o ano que deseja consultar, a sua data de nascimento e, por fim, as letras do verificador de acesso.
Em seguida, já deve aparecer em sua tela a informação se você deve ou não receber a restituição do Imposto de Renda daquele ano, se ela já foi creditada, o valor e também em qual lote ela será paga.
Também é possível fazer a consulta por meio do sistema de declaração do Imposto de Renda, o Meu Imposto de Renda.
Segundo informações da Receita Federal, o valor pago da restituição é corrigido com base na Taxa Selic, acumulada desde o mês de maio até o mês anterior ao pagamento para o contribuinte (conforme cada lote). Além disso, acrescenta-se o valor de mais 1% no mês de depósito.
Quando se iniciam os pagamentos da restituição?
Tem valores para receber? Ótimo! Agora é importante se atentar aos prazos de pagamento.
A Receita Federal já divulgou o calendário de pagamentos, e ele segue alguns critérios. Por exemplo, idosos a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência, doenças graves e professores costumam aparecer nos primeiros lotes de restituição.
Além disso, quanto mais cedo entregar a declaração do Imposto de Renda, mais cedo deve receber o valor da restituição, caso esteja disponível.
Ao todo, a devolução deve acontecer em cinco lotes de pagamentos.
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2022:
- 1º lote - 31 de maio de 2022
- 2º lote - 30 de junho de 2022.
- 3º lote - 29 de julho de 2022.
- 4º lote - 31 de agosto de 2022.
- 5º lote - 30 de setembro de 2022.
Como receber o valor da restituição do Imposto de Renda?
A restituição costuma acontecer por crédito na sua conta bancária. E a novidade para a edição do IR 2022 é a possibilidade de cadastrar uma chave Pix para recebimento do valor.
Importante destacar que o contribuinte deve informar sua chave Pix do CPF e receber o valor na conta vinculada ao documento. Caso ainda não tenha a chave Pix cadastrada, a transferência poderá ser feita em conta corrente, de pagamento ou de poupança em nome do contribuinte.
Lembrando que os dados da conta ou pix devem ser enviados junto com a declaração antes do prazo final.
E para continuar bem informado sobre o mundo das finanças, é só continuar navegando em nosso blog. Aqui produzimos conteúdos de finanças e empreendedorismo para ajudar no seu dia a dia. Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossos artigos semanalmente.
Neste ano, os brasileiros têm até o dia 31 de maio para fazer a declaração de Imposto de Renda 2024 de pessoas físicas, sobre o ano-base 2023. Entenda como fazer a sua e saiba algumas atualizações.