5 características das mulheres empreendedoras
Escolha como quer aprender:

O empreendedorismo feminino cresce a cada ano e algumas características das mulheres empreendedoras permitem que elas alcancem muito sucesso em sua trajetória.

5 características das mulheres empreendedoras

Iniciar um negócio no Brasil nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas mulheres empreendedoras enfrentam ainda mais obstáculos nessa trajetória. Mas, mesmo assim, elas vêm ganhando o mercado, rompendo preconceitos e revolucionando o setor. 

Segundo dados do instituto Global Entrepreneurship Monitor, elas já representam 48,7% do volume de empreendedores brasileiros!

E embora cada mulher empreendedora seja única, elas costumam ter características que as tornam ainda mais incríveis e as levam ao sucesso! Enumeramos algumas delas a seguir.
 

5 característica de mulheres empreendedoras
 

São resilientes

Se tem algo que boa parte das empreendedoras encontra no mercado são desafios. Porém, elas tendem a encarar as dificuldades com mais resiliência, se mantendo persistentes e focadas em superar as barreiras e alcançar os resultados que buscam. 

Essa percepção é confirmada por uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo, que analisou pequenos negócios abertos por homens e mulheres, apurou que as empreendedoras demonstraram maior capacidade de se adaptar ao período de isolamento social e lidar com as dificuldades da pandemia. 
 

Buscam organização e qualidade de vida

As empreendedoras de sucesso também costumam ser bastante organizadas e exigentes com relação à forma como gastam seu tempo. 

Isso não quer dizer que elas sempre deem conta de tudo que gostariam de fazer - até porque têm dias agitados e muitas ideias para colocar em prática -, mas sabem que ter organização e senso de prioridade é mais importante.  

Essa organização inclui a gestão do negócio e também a busca por mais qualidade na vida pessoal. Elas valorizam muito o tempo trabalhando, mas também sabem que é fundamental descansar, dedicar tempo a elas mesmas e a quem amam. 
 

Gostam de aprender

Um dos principais perigos no empreendedorismo é a estagnação. Só que as empreendedoras sabem disso e costumam ser bastante estudiosas e dedicadas à evolução de suas empresas. 

Essa busca por conhecimento pode acontecer de diferentes formas, através de livros, filmes, documentários, redes sociais ou mesmo com um bom papo com outra líder. Independente do canal de estudo, elas sempre conseguem tirar boas ideias!
 

Leia também: Confira cursos gratuitos para capacitação de empreendedores
 

São criativas e inovadoras

Quem resolve abrir uma empresa costuma ser criativo, e as mulheres que empreendem têm essa qualidade. 

Isso não significa que elas “reinventam a roda” todos os dias, mas sim que costumam trazer soluções criativas e diferentes para os problemas do dia a dia. 

O estudo do Sebrae também demonstrou que, durante a pandemia, 11% das mulheres promoveram inovação em seus negócios. Entre os homens, o percentual cai para 7%.
 

Algumas começam por necessidade, e ficam por paixão

É comum conhecer histórias de mulheres que investiram em um negócio por necessidade, seja para complementar a renda, para ganhar mais tempo de qualidade com a família ou mesmo para lidar com o desemprego. 

Mas ainda que o empreendedorismo seja visto como uma saída para situações complicadas que acontecem na vida dessas mulheres, muitas delas se apaixonam por esse mercado e percebem que são líderes natas! 
 

Empreendedora, o Cartão Atacadão é para você

Em muitos momentos, empreendedores e empreendedoras encontram dificuldades, principalmente na área financeira. 

Para te ajudar a ver seu negócio decolar, você pode contar com os benefícios que o Cartão Atacadão oferece no seu dia a dia. 

Fazendo suas compras nas lojas Atacadão com o cartão Atacadão, você tem acesso a descontos e parcelamentos exclusivos e a um prazo maior para pagar suas compras. Ótimo para reduzir custos do seu negócio e organizar um bom fluxo de caixa, não é?! 

Além disso, por ser um cartão bandeirado, é aceito em todos os estabelecimentos credenciados pela Visa e Mastercard. Ou seja, pode ser usado dentro e fora das lojas Atacadão.
 

Confira também: O que significa ter perfil empreendedor?
 

Caso ainda não tenha, peça o seu cartão pela internet ou na loja Atacadão mais próxima. Aproveite também para continuar navegando em nosso blog e conheça mais dicas de empreendedorismo, além de informações importantes sobre o uso do Cartão Atacadão.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Atacadão tem muito mais dicas para você aproveitar!

Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo