7 dicas para promover seu negócio durante a crise

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Em tempos de pandemia, o marketing é um aliado poderoso para ajudar a divulgar sua empresa e atrair os consumidores. Veja como fazer isso com alguns passos simples!

7 dicas para promover seu negócio durante a crise

A crise causada pelo coronavírus está impactando negócios de praticamente todos os setores da economia.

Neste momento, mais do que nunca, investir em um bom marketing para divulgar seus produtos e serviços é essencial para continuar atraindo o consumidor e gerando faturamento, mesmo durante a pandemia.

A boa notícia é que existem formas bem simples e econômicas de fazer isso, e veremos algumas delas neste material!

Esteja onde os clientes estão

Por hora, boa parte dos consumidores evitarão sair de casa. Com isso, eles devem passar mais tempo na internet, o que faz do ambiente digital o principal lugar para sua empresa estar.

Redes sociais, Google, e-mail e canais como o WhatsApp podem ser usados para atrair, relacionar e atender seus clientes, se você identificar que eles estão por lá.

Se sua empresa ainda não tem perfis ou estratégias digitais para atuar nesses canais, é importante começar a fazer isso o quanto antes.

Destaque vantagens que resolvem problemas

Certamente, seus produtos e serviços têm vantagens atrativas. Mas, neste momento, o ideal é focar naquelas que resolvem os problemas que o público tem neste momento. E um dos principais é: o desejo e necessidade de consumir, mas sem sair de casa.

Pensando nisso, recursos como delivery, possibilidade de retirada rápida e drive thru devem ganhar destaque na sua divulgação.

Capriche nas fotos e descrições

Se o consumidor não pode ver os produtos pessoalmente, é preciso caprichar nas fotos, vídeos e descrições para que ele tenha certeza do que está comprando pela internet.

Fotografar seus produtos em diferentes ângulos, fornecer dados detalhados (como cores disponíveis, peso e dimensões) e criar descrições que reforçam as principais vantagens em comprar com você vão fazer a diferença.

Direcione suas ações

Nem todas as pessoas são potenciais clientes para o seu negócio. Por isso, é necessário direcionar suas ações de divulgação para quem realmente tem perfil para se tornar um consumidor.

Ferramentas digitais, como Facebook e Instagram, permitem que você direcione anúncios para pessoas com idade, ocupação, localização e até interesses que podem fazer delas potenciais clientes.

Use estes recursos para segmentar seu conteúdo digital e focar em quem realmente pode se interessar por seus produtos e serviços.

Faça parcerias

As parcerias também podem ajudar muito a promover seu negócio durante e depois da crise.

Busque empresas que atuem em segmentos diferentes, mas atendam um público parecido com o seu e avalie como podem estruturar parcerias que sejam benéficas para todos.

Trocar divulgação, oferecer descontos e fazer promoções em conjunto são alguns exemplos de ações de parcerias que podem funcionar muito bem!

Produza conteúdo

“Panfletar” no universo digital pode não ser uma boa ideia. Empresas que só se preocupam em falar sobre elas mesmas e se conectam com o consumidor apenas para vender, podem não ter resultados muito positivos.

O ideal é dividir a produção entre conteúdo focado em se relacionar, educar e ajudar sua audiência, e os materiais mais “vendedores”.

Para isso, vale se fazer perguntas como “De que forma posso ajudar as pessoas que me seguem?” e “Como posso me relacionar com o público e fazê-lo confiar em minha empresa?”, e não apenas “Como posso vender para ele?”.

Foque na experiência

O “boca a boca” é uma das melhores formas de marketing. Mas, para fidelizar um consumidor e fazê-lo divulgar seu negócio de forma espontânea é preciso criar uma boa experiência, que contemple desde o atendimento inicial até o follow up.

Algumas dicas para uma boa experiência são: montar uma dinâmica de atendimento rápido, objetivo e cordial; cuidar de aspectos como a embalagem e o tempo de entrega em casos de delivery; avaliar a possibilidade de entregar algo a mais, como um brinde na primeira compra; criar mecanismos que ajudem a aumentar o ticket médio ou fazer o cliente retornar, como os cartões de fidelidade, e sempre pedir um feedback sobre como foi a experiência.

Também é uma boa ideia compartilhar depoimentos dos seus clientes para agregar credibilidade e estimular novos consumidores.

Agora você já sabe alguns segredos para promover seu negócio durante essa crise. Com resiliência, foco e determinação, com certeza sua empresa sairá mais forte desse momento!

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