Como vender pelo Instagram

Escolha como quer aprender:

As redes sociais são um excelente caminho para que sua loja ganhe visibilidade. Por isso, chegou a hora de aprender como vender pelo Instagram.

Como vender pelo Instagram

É cada vez mais comum que marcas de todos os tamanhos e segmentos vendam pelo Instagram. 

Ao usar a rede social de fotos e vídeos de forma estratégica, elas têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços para um público enorme e podem desenvolver um relacionamento mais próximo com seus clientes. 

E você, empreendedor, também pode usar o Instagram para impulsionar o seu pequeno negócio! 

Chegou a hora de descobrir aqui no blog do Cartão Atacadão o passo a passo para  vender pelo Instagram.
 

1. Crie seu perfil ou transforme-o em conta profissional

Se você ainda não usa o Instagram, basta acessar o site da rede social e preencher as informações para criar uma conta. 

Caso já tenha um perfil para divulgar sua marca, você pode transformá-lo em uma conta comercial. É só acessar as configurações e escolher a aba “Conta”. Lá, você vai encontrar a opção “Mudar para conta profissional”. 

Essa alteração permite que você tenha acesso a números interessantes, como o de visualização de posts e volume de interação com suas publicações. Com essas informações, vai poder avaliar quais posts têm melhor desempenho.

Além disso, transformando sua conta em um perfil profissional, também é possível fazer anúncios para alcançar um público ainda maior.
 

2. Escolha uma foto

Uma das primeiras tarefas que deve fazer se tem interesse em vender pelo Instagram é escolher uma foto para representar sua marca. 

O ideal é usar o seu logotipo. Mas, caso ainda não tenha um, você pode tirar fotos dos seus produtos ou que representem o serviço que oferece. 

Outra alternativa é colocar uma foto sua. Essa última opção, porém, é mais adequada quando a empresa leva o seu nome, ou quando você é a única profissional trabalhando no negócio. 

Jamais deixe sua foto em branco, pois isso diminui a credibilidade!
 

3. Crie uma bio do Instagram

Acessando sua conta e clicando em “Editar perfil”, você poderá criar uma bio (diminutivo de biografia), que é uma pequena apresentação do seu negócio. 

A bio tem apenas 150 caracteres, então é importante escolher bem as palavras para que você possa descrever seu negócio de forma objetiva, amigável e eficiente. 

Na hora de construir esse pequeno texto, lembre-se ainda de acrescentar informações que podem ser importantes. Por exemplo, se você pretende vender acessórios pela internet, é conveniente dizer que sua loja entrega para todo o Brasil. Por outro lado, se quer oferecer serviços de maquiagem, é fundamental dizer em que cidade está. 

Nessa área do Instagram também é possível apresentar outros canais de contato, como o do WhatsApp, por exemplo. Também há espaço para acrescentar links, email e telefone. 
 

4. Planeje e produza seus posts

Antes de vender pelo Instagram, você precisa produzir conteúdo para a rede. E essa etapa exige uma boa dose de dedicação. 

Comece refletindo sobre quais são os tipos de posts que seus futuros clientes gostariam de ver. O ideal é que suas publicações sejam atrativas, interessantes e que valorizem seu negócio.  

Voltando ao exemplo da venda de acessórios, pode ser que, além das fotos dos produtos, os consumidores tenham interesse em saber como combinar as peças e qual a melhor forma de limpá-las, por exemplo. Sendo assim, esses são temas de posts que poderiam ser preparados. 

Além disso, as hashtags são aliadas para atingir mais pessoas. Hashtags como #semijoias #anel e #joiasfolheadas poderiam descrever um post de um lindo anel e ajudar novos seguidores a encontrar seu perfil no Instagram.
 

5. Aposte no recurso de story e reels

Os stories são uma excelente ferramenta do Instagram que pode te aproximar dos seus clientes. O recurso permite o upload de fotos ou vídeos de 15 segundos, que ficam no ar por apenas 24 horas. Neles, é possível incluir links, algo que os posts tradicionais não têm. 

Você pode usar os stories para vários formatos de conteúdo: divulgar um lançamento, mostrar seu dia a dia de trabalho e para dar dicas e tirar dúvidas dos seguidores, para citar alguns exemplos. Lá também dá para fazer enquetes e convidar seus seguidores para enviar perguntas. 

O reels, que comporta vídeos mais longos, de até 1 minuto, também é uma excelente aposta para atrair novos seguidores para sua página.

Então, deixe a timidez de lado e comece agora mesmo a gravação de vídeos curtos! Eles podem viralizar e trazer mais pessoas para o seu perfil!
 

6. Responda seus clientes e interaja com eles

Mais uma dica que o Cartão Atacadão vai te contar por aqui é para que responda sempre as mensagens e comentários enviados para a sua página.

Ter disponibilidade para interagir com seguidores, respondendo suas perguntas e comentários, mostra que o atendimento ao cliente é uma de suas prioridades. E isso faz com que o seu perfil no Instagram seja visto com mais confiança pelo público. 

O “tom de voz” no atendimento vai depender muito do perfil do seu negócio e de quem são os seus clientes. Porém, clareza, profissionalismo e cordialidade nunca falham. 
 

Aproveite para conferir também o conteúdo em que ensinamos a como vender pelo Facebook. O Cartão Atacadão é o parceirão das suas compras e torce para que sua loja no Instagram seja um sucesso. Acesse nosso blog para conferir mais dicas!

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